18.5 C
Brasília

Barroso: julgamento de Bolsonaro traz “algum grau de tensão” para o Brasil

Presidente do STF afirma que processo será conduzido com transparência e defende “encerrar ciclo de rupturas constitucionais”

Data:

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira (25) que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus pela suposta tentativa de golpe de Estado inevitavelmente traz “algum grau de tensão” para o país.

Barroso discursou durante evento na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). e destacou que o resultado — seja pela acusação ou absolvição — será definido a partir das provas apresentadas, observando o devido processo legal e em sessões públicas.

“Vivemos esse momento tenso, inevitável, dos julgamentos do 8 de janeiro e dos julgamentos do que, segundo a denúncia do procurador-geral da República, teria sido uma tentativa de golpe de Estado. É evidente que esses episódios trazem algum grau de tensão para o país”, declarou.

O ministro fez um retrospecto histórico sobre tentativas de ruptura da ordem constitucional no Brasil e disse que o atual julgamento é essencial para “encerrar um ciclo” em que setores passaram a considerar legítimo romper com a legalidade por não aceitarem resultados eleitorais.

“É imperativo o julgamento, porque o país precisa encerrar o ciclo em que se considerava legitimo e aceitável a quebra de legalidade constitucional por não gostar do resultado eleitoral, concluiu.

Como será o julgamento

O julgamento de Bolsonaro e dos demais acusados será realizado pela Primeira Turma do STF, que reúne os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

As sessões estão marcadas entre os dias 2 e 12 de setembro.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025