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Dino determina campanha nacional de transparência sobre emendas parlamentares

STF quer informar e engajar cidadão no acompanhamento dos recursos públicos

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O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (27) que o governo federal produza e veicule, de dezembro de 2025 a março de 2026, uma campanha publicitária nacional sobre transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares.

Além de emissoras comerciais, a divulgação vai ocorrer também em canais oficiais como TV Brasil, Agência Brasil, Voz do Brasil, TV Senado, TV Câmara e TV Justiça.​

Objetivo das campanhas

As peças informativas precisarão explicar, de forma simples e acessível, onde consultar informações sobre a destinação dos recursos federais, estimular o acompanhamento da execução das emendas e orientar o cidadão sobre como denunciar eventuais irregularidades ou falhas.

Segundo Dino, o objetivo principal é tornar o controle social efetivo, superando obstáculos de letramento digital e reduzindo a exclusão informacional, de modo que a transparência não fique apenas “formal”.​

“Nesse contexto, impõe-se um esforço consistente de letramento digital, capaz de reduzir a assimetria informacional que exclui aqueles que não dominam os meios de busca, sob pena de a transparência permanecer meramente formal e, portanto, inoperante como instrumento de controle democrático”, escreveu.

Transparência

A decisão é desdobramento de uma audiência do STF com Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e Advocacia-Geral da União (AGU), que anunciaram novos instrumentos para ampliar a transparência de emendas federais.

Pela determinação, órgãos estaduais e municipais também precisarão se adequar às novas regras, entregando até 31 de dezembro de 2025 atos normativos sobre rastreabilidade de emendas locais. Está prevista a realização de uma audiência técnica em março de 2026 para avaliação do cumprimento dessas normas.​

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

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