17.5 C
Brasília

STF repudia sanções dos Estados Unidos e pressão de plataformas digitais

Moraes apontou que presidentes da Câmara e Senado sofrem ameaças para pautar anistia e impeachment

Data:

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestaram, nesta sexta-feira (1º), sobre as sanções dos EUA contra o ministro Alexandre de Moraes. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou em pronunciamento na primeira sessão no plenário da Corte que é necessário “respeitar as regras do jogo” e ainda defendeu que o Brasil vive uma Democracia Constitucional, fato que não deve ser negociado. Por sua vez, o ministro Gilmar Mendes caracterizou ação os EUA como uma hostilidade unilateral.

Gilmar Mendes atribuiu as medidas impostas por Donald Trump a Moraes aos interesses de grandes empresas de tecnologia. Segundo ele, haveria insatisfação com a decisão do Supremo que responsabiliza as plataformas por crimes graves praticados por usuários nas redes sociais.

“A mera perspectiva de que elas possam vir a ter deveres triviais, os mesmos que já são exigidos de todas as empresas que operam no Brasil, despertou lobbies poderosos. Esses agentes reagem agora, para tentar, em vão, dobrar o Tribunal e o governo brasileiro aos seus caprichos e aos seus interesses econômicos”, avaliou.

A declaração acontece após o governo de Donald Trump, ter sancionado, na última quarta-feira (30), o ministro do STF Alexandre de Moraes com a lei Magnistky, que é utilizada para punir estrangeiros. No comunicado, Trump garante todos os bens de Alexandre de Moraes nos EUA estão bloqueados, assim como qualquer empresa eventualmente ligada a ele. Cidadãos americanos não podem fazer eventuais negócios com o ministro.

Não há registros de que Moraes possua bens no país.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Oito de janeiro

Durante o discurso, Barroso afirmou que todos os réus serão julgados com base em provas e “sem qualquer interferência”, “venha de onde vier”. O presidente do STF também fez uma série de comentários relembrando episódios da história brasileira que ocorreram uma “queda da Democracia”.

Por fim, ressaltou que o Supremo tem o dever de impedir que o país passe novamente por períodos de ruptura institucional, golpes de Estado e governos autoritários.

Anistia e impeachment

Alexandre de Moraes apontou que os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e Davi Alcolumbre (União-AP) sofrem ameaças para avançar com a anistia aos presos do 8 de janeiro. Moraes diz que a ameaça que sofreu dos Estados Unidos se estende aos presidentes do Legislativo, com o objetivo também de avançar com propostas de impeachment contra ministros do STF.

O ministro também disse que vai ignorar a sanção imposta a ele pelos EUA, e vai seguir normalmente com as ações que avaliam a existência de uma tentativa de golpe de Estado. Ele ainda reiterou que o processo seguiu de forma aberta, com transmissão dos interrogatórios e participação ampla dos advogados de defesa.

Com a volta das atividades parlamentares, a oposição já prepara uma força-tarefa para pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta, a pautar a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, inclusive, para o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Autores

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Como será a semana – 07/9 a 12/9

O julgamento de Bolsonaro termina na sexta-feira, 12

Ministério da Integração lança atlas de PPPs sobre manejo de resíduos sólidos

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional lançou,...

São Paulo registra salto no número de startups e empresas de inovação

Número de empresas salta de 6 em 2021 para quase 1.900