O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) entregou nesta quarta-feira (20) ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), uma lista de 18 projetos considerados prioritários para o setor exportador. A iniciativa ocorre no contexto do Plano Brasil Soberano, programa lançado pelo governo para mitigar os impactos do tarifaço de 50% aplicado pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Itens em foco
Na lista estão projetos já em tramitação no Congresso e novos textos enviados pelo Executivo. Segundo Alckmin, a ideia é acelerar tanto medidas provisórias (MPs) quanto projetos de lei complementar (PLPs) que tratam de financiamento, incentivos fiscais e simplificação de normas relacionadas ao comércio exterior.
Apoio no Legislativo
De acordo com o vice-presidente, Hugo Motta garantiu que a Câmara dará prioridade à MP e ao PLP apresentados na semana passada, além de se articular com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para destravar proposições que estão na Casa Alta.
O governo espera que a agenda legislativa voltada ao comércio exterior ofereça um sinal político rápido ao mercado, enquanto busca estratégias de negociação internacional contra as sobretaxas impostas por Washington.

