23.1 C
Brasília

Governo publica lista de produtos afetados por tarifaço

O texto define critérios para acesso a crédito e garantias do programa Brasil Soberano

Data:

O governo federal publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (12), a lista de produtos afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos. O texto também define procedimentos que as empresas exportadoras devem seguir para comprovar que são elegíveis para receber linhas de crédito e garantias especiais oferecidas pelo governo para mitigar os impactos dessas tarifas, no âmbito do programa Brasil Soberano.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

O governo dividiu os produtos em duas listas: produtos afetados e produtos potencialmente afetados. Os bens da lista 1, de produtos diretamente afetados, estão aptos para usufruir dos benefícios. Já as empresas relacionadas aos itens da lista 2 deverão apresentar autodeclaração de que os produtos exportados no período de referência não se enquadram nas exclusões da Ordem Executiva de 30 de julho de 2025.

Entre os produtos afetados diretamente, há itens de quase todos os capítulos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), exceto o que trata de combustíveis, óleos e ceras minerais, que constam na lista de exclusão da Ordem Executiva do governo americano.

O grupo de aeronaves e aparelhos espaciais, que tiveram produtos também excluídos das tarifas, consta na lista 2. Ou seja, os produtos que não constam na lista de exclusão mas fazem parte dessa categoria, poderão usufruir do benefício através da autodeclaração supracitada.

A lista pode ser acessada no site do MDIC, e novas atualizações de inserção ou exclusão de produtos serão feitas no mesmo portal.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025