25.6 C
Brasília

STF considera injusta inclusão de esposa de Moraes em sanções internacionais

Corte reafirma respeito ao devido processo legal brasileiro

Data:

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nota em que classifica como “injusta” a decisão dos Estados Unidos de ampliar as sanções previstas na chamada Lei Magnitsky para incluir a esposa do ministro Alexandre de Moraes.

Segundo o comunicado, as autoridades norte-americanas “foram convencidas de uma narrativa que não corresponde aos fatos”. A Corte ressalta que o julgamento conduzido por Moraes respeitou o devido processo legal, garantiu ampla defesa e ocorreu com total publicidade.

O texto afirma ainda que a sociedade brasileira, em sua maioria, reconhece a importância histórica do julgamento e da punição de envolvidos em uma tentativa de golpe de Estado.

“Se já havia injustiça na sanção a um juiz pela sua atuação independente e dentro das leis e da Constituição, ainda mais injusta é a ampliação das medidas para um familiar do magistrado”, registra a nota.

Alexandre de Moraes

O ministro do Supremo classificou, também em nota, como “ilegal e lamentável” a decisão dos Estados Unidos de aplicar sanções à sua esposa com base na Lei Magnitsky. Segundo ele, a medida fere não apenas a tradição norte-americana de respeito aos direitos fundamentais e ao Estado de Direito, mas também a soberania do Brasil e a independência do Judiciário.

Em nota, o magistrado afirmou que os juízes brasileiros não aceitarão “coações ou obstruções” no exercício de sua missão constitucional. Ele destacou que a independência do Judiciário, a coragem institucional e a defesa da soberania nacional fazem parte do compromisso republicano da magistratura.

O ministro ressaltou ainda que as instituições brasileiras são “fortes e sólidas” e que o único caminho possível é o respeito à Constituição, sem espaço para “impunidade, omissão ou covarde apaziguamento”.

Por fim, assegurou que seguirá cumprindo sua função como integrante do STF “com independência e imparcialidade”.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025