Após uma expressa preocupação do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) sobre risco de nova tarifa imposta pelos Estados Unidos, o parlamentar decidiu instalar a Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA (CTEUA), presidida por ele mesmo e com relatoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS).
De acordo com Nelsinho, a iniciativa, proposta pela Comissão de Relações Exteriores (CRE), reforça o uso da diplomacia parlamentar para mitigar os impactos da crise comercial com os Estados Unidos. No fim do mês passado, o presidente Donald Trump, assinou um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%. Porém, a medida, que começou a valer essa semana, prevê uma longa lista de exceções como suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos.
Reunião com Estados Unidos
O senador Nelsinho Trad, para tratar sobre o tema, reuniu-se com o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar. De acordo com o parlamentar, a conversa foi restrita para tratar do impacto econômico das tarifas e de temas da agenda comercial bilateral.
A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) também se reuniu com o senador e pediu a continuidade do trabalho da comissão como forma de apoio aos empresários. “Esse jogo ainda perdura muito tempo”, afirmou o presidente da entidade, Abrão Neto.