30.5 C
Brasília

Planalto chama reunião de emergência e diz que governador do RJ não pediu ajuda federal

Operação policial no RJ deixa 64 mortos e 80 presos

Data:

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), realizou uma reunião ministerial de emergência na noite desta terça-feira (28) para discutir a situação da segurança pública no Rio de Janeiro. A reunião acontece após operação da polícia contra facção resultar em 64 mortes, incluindo 4 policiais. Também foram realizadas 80 prisões.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

A reunião foi realizada na Casa Civil, com a participação dos ministros Rui Costa (PT), Gleisi Hoffmann (PT), Jorge Messias, Macaé Evaristo, Sidônio Palmeira e do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos. Depois do encontro, a Casa Civil divulgou a informação de que as forças federais disseram não terem sido consultadas pelo governo do RJ, nem acionadas por apoio operacional.

Segundo a nota, após a operação o ministro Rui Costa entrou em contato com o governador Cláudio Castro (PL) e comunicou a disponibilidade de vagas em presídios federais para receber os presos. Além disso, solicitou a realização de uma reunião de emergência na capital fluminense, com participação dele e do ministro Ricardo Lewandowski, nesta quarta-feira (29).

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Crise na segurança pública do Rio muda a pauta do debate político nacional

Mortes e prisões marcam a ação que gera crise política e social

Análise: PLDO 2026 depende de aprovação de medidas compensatórias

A derrubada da MP nº 1.303/25 gerou no governo...

Câmara aprova proibição de cobrança por bagagens de mão em voos domésticos

Texto aumenta limite para bagagem de mão para até 23 kg e garante despacho gratuito em casos de impossibilidade na cabine

Senado dos EUA aprova resolução para anular tarifas de Trump contra o Brasil

Votação simbólica termina 52 a 48, mas medida pode ser barrada na Câmara dominada por republicanos