29.5 C
Brasília

MP que limita subsídios na CDE pode ter relatório e votação nesta semana

Proposta fixa teto de despesas, cria novo encargo e pode regular mercado de baixa tensão e armazenamento de energia

Data:

A medida provisória (MP) que limita subsídios na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) (MP 1.304/25) deve ter relatório apresentado na terça-feira (28). A comissão mista que analisa o tema também já marcou sessão para votação do parecer no mesmo dia. Ainda há espaço para um pedido de vista, mas é provável que o presidente da comissão, Fernando Coelho Filho (União-PE), não conceda um prazo muito grande, para evitar o risco de que a MP fique tempo para ser votada.

Como o prazo de vigência da MP vence em 7 de novembro, o texto precisará ser votado na comissão mista, na Câmara e no Senado nas próximas duas semanas.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Conteúdo

A MP deve herdar vários pontos da MP 1.300/25, que fazia amplas reformas na regulação do setor elétrico, mas acabou desidratada para garantir a aprovação da expansão da tarifa social de energia. Entre os temas que podem ser regulados nessa MP está a abertura do mercado de baixa tensão, os sistemas de bateria e os cortes de geração (curtailment). O relator, Eduardo Braga (MDB-AM), tem dito que esses temas serão regulados de forma a evitar a imposição de custos sobre o consumidor.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: Encontro entre Lula e Trump

O encontro neste domingo (26) entre o presidente Donald...

Lula sobre o encontro com Trump: “Se depender dele e de mim, teremos um acordo”

Presidente destaca abertura nas negociações e foco nos setores tarifados

La Libertad Avanza conquista maioria legislativa na Argentina

Javier Milei garante vitória nas eleições de meio de mandato

Mercado reduz previsão de inflação para 2025 pela quinta semana seguida

Projeção para o dólar também foi reduzida, chegando a R$ 5,41