21.5 C
Brasília

MP do Brasil Soberano: comissão deve apreciar relatório na próxima terça (11)

MP 1.309/25 busca apoiar exportadores prejudicados pelo tarifaço

Data:

Consta na pauta da próxima terça-feira (11), a apreciação do relatório da Medida Provisória do Brasil Soberano (MP 1.309/25) pela comissão mista. A matéria precisa ser aprovada na comissão e no plenário das duas Casas até 10 de dezembro para não perder a vigência.

O prazo inicial para votação, previsto no plano de trabalho, era 14 de outubro. Porém, desde 8 de outubro a MP está parada na comissão. Líderes do Congresso ouvidos pela Arko Advice refutaram a ideia de que o avanço das negociações entre Brasil e Estados Unidos faria a proposta perder força.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Sobre a medida

O texto autoriza a utilização de até R$ 30 bilhões do superávit financeiro do FGE (Fundo de Garantia à Exportação) em linhas de financiamento para os exportadores afetados pelo tarifaço. Permite também a renegociação de financiamentos no Pronampe com amparo do FGO (Fundo Garantidor de Operações) e o uso do FGCE (Fundo Garantidor de Crédito para Exportações) na garantia de operações pré e pós-embarque.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita