18.5 C
Brasília

Moraes determina prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por descumprimento de medidas cautelares

Ex-presidente permanece de tornozeleira eletrônica e tem proibição de visitas

Data:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida foi adotada após Moraes concluir que Bolsonaro descumpriu medidas cautelares impostas pela Justiça, especialmente ao continuar a veicular conteúdo através das redes sociais de seus filhos parlamentares.

Segundo o ministro, Bolsonaro se valeu dos perfis de aliados, incluindo os três filhos, para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”. Moraes ressaltou que tal conduta configura violação deliberada das restrições impostas, inclusive a proibição de uso das próprias redes sociais e de contato com outros investigados.

Medidas determinadas

A decisão determina que Jair Bolsonaro cumpra prisão domiciliar em seu endereço residencial, e destaca as seguintes restrições:

  • Uso obrigatório de tornozeleira eletrônica;

  • Proibição de visitas, exceto de parentes próximos e advogados;

  • Recolhimento de todos os celulares presentes no local.

Moraes justificou que as novas medidas são necessárias devido à “contínua reiteração delitiva do réu”, já que as restrições anteriores não foram suficientes para conter a atuação de Bolsonaro, que teria produzido conteúdo para publicação por terceiros, mantendo influência ativa no ambiente digital.

A decisão faz parte do inquérito que apura a articulação de uma tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022. Bolsonaro já figura como réu nesse processo, e responde a outras ações penais em curso no Supremo Tribunal Federal.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025

Silveira sobre o leilão de baterias: “Será fundamental para assegurar a eficiência do nosso sistema elétrico”

Ministro articula participação de gigantes asiáticas para ampliar segurança energética e inovação tecnológica