26.5 C
Brasília

Governo tenta agilizar aprovação na Câmara da tipificação dos devedores contumazes

PLP 125/2022 define critérios rigorosos para inadimplência fiscal empresarial

Data:

Após a aprovação no Senado na semana passada, o governo tenta avançar com a tipificação dos devedores contumazes (PLP 125/2022) na Câmara. O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), apresentou um requerimento de urgência para o projeto e deve levar o tema para a reunião de líderes da próxima terça-feira (16).

O governo, porém, precisará articular com os partidos de centro, já que um projeto sobre o mesmo tema já tramita na Câmara e praticamente não conseguiu avançar. O PLP 15/24 está parado há 9 meses após não conseguir aprovação na Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE).

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Definição

Segundo o texto aprovado no Senado, devedor contumaz é aquele inadimplente com débitos tributários acima de R$ 15 milhões e correspondentes a 100% dos ativos totais da empresa. Além disso, também entram na categoria aqueles que tenham registrado inadimplência em, pelo menos, quatro períodos de apuração consecutivos, ou em seis períodos de apuração alternados em um período de 12 meses. O novo relatório também extingue a possibilidade de não punibilidade mediante pagamento da dívida.

Segundo o relatório, o objetivo é restringir a classificação a empresas com “inadimplência substancial, reiterada e injustificada de tributos”, não se confundindo com o contribuinte em dificuldades financeiras momentâneas, mas sim com aqueles que utilizam a inadimplência como estratégia de negócio.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

CMN aprova mudanças para simplificar crédito rural a comunidades tradicionais

Alterações simplificam exigências para comunidades extrativistas, pescadores e indígenas em unidades de conservação

Ministério de Minas e Energia autoriza edital para primeiro Leilão de Áreas Não Contratadas do pré-sal

Leilão marca venda de participação da União em campos de alta produção, previsto para 4 de dezembro na B3

Cerca de 2,5 milhões de pessoas inscritas no CadÚnico se tornaram MEI

Estudo do Sebrae e MDS revela impacto da inclusão produtiva para famílias de baixa renda

Lula sobre encontro com Trump: “Não existe veto a nenhum assunto. Será uma reunião livre”

Agenda inclui materiais críticos, minerais e terras raras, além de sanções e relação diplomática