20.5 C
Brasília

Flávio Dino manda PF investigar R$ 694 milhões em emendas sem plano de trabalho

Decisão envolve mais de 960 “emendas Pix” liberadas entre 2020 e 2024

Data:

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) investigue 964 emendas parlamentares individuais, conhecidas como “emendas Pix”, que somam R$ 694 milhões em repasses do orçamento da União entre 2020 e 2024 e não apresentaram plano de trabalho.

O STF já havia exigido, desde 2022, que esses repasses fossem acompanhados de requisitos de transparência e rastreabilidade.

Dino deu 10 dias úteis para que o Tribunal de Contas da União (TCU) envie às superintendências da PF, em cada estado, a lista dos repasses suspeitos a serem alvos de inquérito.

Foco no Ministério da Saúde

Na mesma decisão, Dino também proibiu a execução de emendas de relator (RP9) no Ministério da Saúde que não cumpram critérios objetivos, como correção de erros ou omissões. Além disso, determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) audite todos os repasses feitos à Associação Moriá entre 2022 e 2024, com foco em convênios da Saúde, diante de suspeitas de irregularidades.

O ministro reforçou que Caixa e Banco do Brasil só poderão liberar recursos de emendas se houver conta bancária específica por emenda, proibindo “contas de passagem”, e lembrou que em abril já havia bloqueado 1,2 mil emendas da Saúde por irregularidades na abertura de contas específicas.

Novas regras a partir de 2026

Flávio Dino ainda fixou uma regra estrutural: a partir de 2026, repasses de emendas só poderão ser feitos por meio das “Ordens de Pagamento de Parceria (OPP)”, sistema criado para aumentar a rastreabilidade e o controle dos recursos.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita