20.5 C
Brasília

Flávio Dino acompanha Moraes e vota pela condenação de Bolsonaro e mais sete

Ministro defende penas mais severas para Bolsonaro e punições diferenciadas para alguns réus

Data:

Segundo a votar no julgamento do “núcleo crucial” na ação penal da tentativa de golpe, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino acompanhou o relator, Alexandre de Moraes. Assim, defendeu a condenação de Jair Bolsonaro (PL) e dos outros 7 réus por todos os crimes indicados pela PGR.

O próximo a votar será Luiz Fux, em sessão que se inicia amanhã (10), às 9h.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Penas

Dino concordou, inclusive, com a punição separada dos crimes de “golpe de Estado” e de “Abolição violenta do Estado Democrático de Direito”. Com os dois crimes gerando penas individualmente, o tempo de prisão final tende a ser mais longo.

Dino também defendeu a validade da delação premiada de Mauro Cid e disse que Bolsonaro mereceria maior punição pelo suposto papel de liderança exercido.

Por outro lado, Dino votou para que Alexandre Ramagem, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira recebam penas menores por “participação de menor importância”.

Anistia

Em seu voto, Flávio Dino também enviou recados ao Congresso. Ele resgatou votos anteriores dos demais ministros do STF em que defenderam a impossibilidade de indulto ou anistia em caso de crimes contra o Estado Democrático.

Ele leu, inclusive, um trecho de decisão de Luiz Fux, que tende a abrir divergências no julgamento de Bolsonaro e dos outros 7 réus. No trecho lido por Dino, Fux se posiciona contrário ao indulto em crimes contra a democracia, que é defendida por cláusula pétrea da Constituição.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita