O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportava o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), e comitiva, apresentou falhas em uma mangueira semi-hidráulica durante escala para reabastecimento em Cali, na Colômbia.
A delegação retornava de viagem oficial ao México, destinada à abertura de mercados para produtos agrícolas brasileiros e à assinatura de acordos de cooperação bilateral.
Deslocamento de nova aeronave
A Vice-Presidência da República informou, por meio de comunicado na manhã desta sexta-feira (29), que todos os ocupantes estão bem e em segurança. Apesar da aeronave estar apta a seguir viagem, a FAB recomendou, como medida de precaução, que o vice-presidente permanecesse na parada até que um novo avião fosse enviado do Brasil para concluir a missão.
Uma outra aeronave partiu da Base Aérea de Brasília às 10 horas, com previsão de pouso em Brasília às 21 horas do mesmo dia.
Em outubro do ano passado, o mesmo tipo de problema técnico aconteceu com o avião que conduzia o presidente Lula (PT), também após agenda no México. Naquela ocasião, a aeronave teve de voar em círculos por cerca de cinco horas para despejar combustível antes de retornar ao aeroporto da Cidade do México e permitir a troca de aeronave para a retomada da viagem.