24.5 C
Brasília

Edson Fachin assume presidência do STF e defende autonomia e independência da Corte

Ministro destaca compromisso com a Constituição em meio a embates políticos

Data:

Nesta segunda-feira (29), o ministro Edson Fachin assumiu a presidência do STF, sendo Alexandre de Moraes seu vice. No discurso de posse, ele reforçou o compromisso da Corte com a Constituição e com o diálogo entre os Poderes, mas destacou a independência e autonomia do Judiciário.

“Em momento algum hesitaremos no controle de constitucionalidade de Lei ou emenda que afronte a Constituição, os direitos fundamentais e a ordem democrática”.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

O presidente assume a Corte em meio a uma série de embates do Judiciário com o Legislativo, além de pressão externa norte-americana com sanções aos ministros e tarifas a produtos brasileiros.

“Ao direito o que é do direito, e à política o que é da política. […] Ninguém está acima das instituições, sejam juízes, sejam parlamentares ou gestores públicos”, disse.

Marco temporal dos povos indígenas

Segundo Fachin, cabe à Corte garantir espaços de autodeterminação de grupos vulneráveis. Às comunidades indígenas, em específico, reforçou que o STF estará atento a “assegurar esse direito que compreende respeito total à cultura”. A Corte derrubou a tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas em setembro de 2023, porém ainda há embargos que aguardam análise da Supremo.

Com relação a outros temas do seu mandato, o presidente afirmou que a pauta da instituição se orientará por uma agenda de julgamentos construídos de forma colegiada, de maneira a Corte reafirmar o compromisso com os direitos humanos e fundamentais.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Lula sobre encontro com Trump: “Não existe veto a nenhum assunto. Será uma reunião livre”

Agenda inclui materiais críticos, minerais e terras raras, além de sanções e relação diplomática

Análise: Tendência ao continuísmo nos estados

Levantamento realizado pela Arko Advice, tendo como base pesquisas do...

Aumento do IOF impulsionou pico de arrecadação em setembro

Receita Federal registra crescimento real de 1,43% sobre setembro de 2024, melhor resultado para o mês desde 2000