20.5 C
Brasília

CPI do Crime Organizado será instalada nesta terça-feira (4) no Senado Federal

Início dos trabalhos ocorre marcado pela operação conduzida pelo governo do RJ

Data:

O Senado Federal instalará, nesta terça-feira (4), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado. O início dos trabalhos ocorre em meio a um ambiente político tenso, marcado, sobretudo, pela repercussão da operação conduzida pelo governo do Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho (CV) nos Complexos da Penha e do Alemão.

Diante da repercussão da operação e da crescente pressão da opinião pública, governo e oposição decidiram indicar senadores de destaque para compor a comissão. Em seguida, o grupo pretende investigar detalhadamente o modus operandi de facções como o PCC e o CV, além de analisar a atuação das milícias.

Nesse contexto, o colegiado terá como principal objetivo apurar a estrutura, a expansão e o funcionamento dessas organizações criminosas. Como resultado, espera-se que a comissão produza diagnósticos e recomendações concretas para o enfrentamento do crime organizado.

O relator deverá ser o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que propôs a criação do colegiado.

Por que a segurança voltou ao centro do debate?

A operação no Rio de Janeiro, o debate sobre a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e a narrativa bolsonarista centrada em “lei e ordem” reacenderam o debate público sobre segurança. Nesse contexto, a oposição aproveita a oportunidade para se aproximar de eleitores de centro, e pretende usar a CPI para reforçar sua ideia de enfrentamento ao crime.

Enquanto isso, o governo atua para impedir que a pauta seja politicamente capturada e busca oferecer uma resposta institucional, enviando o PL Antifacção e articulando-se com governadores.

Titulares e suplentes

A CPI contará com 11 titulares e sete suplentes. Entre os nomes indicados, destacam-se quadros experientes e figuras centrais na disputa entre governo e oposição.

Oposição:

Governo e aliados:

Nesse cenário, a composição da comissão evidencia o equilíbrio político e reflete a estratégia de cada lado para influenciar os trabalhos e o debate público.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita