21.5 C
Brasília

Câmara e Senado têm semana com assuntos fiscais em pauta

Congresso Nacional delibera sobre taxação de bets e fintechs e redução linear de incentivos

Data:

Apesar da semana mais curta, por conta do feriado do Dia da Consciência Negra, Câmara e Senado podem avançar com três projetos que endereçam temas fiscais. Consta na pauta do Plenário do Senado de terça-feira (18) o projeto de lei que foi enxertado com a limitação das compensações tributárias e medidas de corte de gastos.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Compensações tributárias

Pelo texto, se consideram não declaradas as compensações tributárias fundadas em documento de arrecadação inexistente ou em créditos da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins que não guardem relação com a atividade econômica do sujeito passivo. Os trechos estavam antes na MP 1.303/25, que foi derrubada pela Câmara, e agora constam no PL 458/21.

Bets, fintechs e dividendos

Ao mesmo tempo, está na pauta da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado o projeto de lei que sobretaxa bets e fintechs (PL 5473/25). Além disso, para que fosse possível aprovar sem modificações o projeto de lei que isenta o IRPF para ganhos até R$ 5 mil (PL 1.087/25), governo e oposição firmaram um acordo para rediscutir alguns temas se utilizando desse texto. Entre os temas a serem rediscutidos estão a cobrança do IR sobre profissionais liberais, e as regras de incidência do IRRF sobre lucros e/ou dividendos.

Corte de benefícios

Já na Câmara, a CFT (Comissão de Finanças e Tributação) pode votar o projeto de lei que trata do corte linear de benefícios tributários (PLP 182/25). O relatório do deputado Mauro Benevides (PDT-CE) prevê corte para incentivos de PIS/Pasep, Cofins, IRPJ, CSLL, Contribuição Previdenciária, Imposto de Importação e IPI. Em casos de isenção e alíquota zero, é proposta a aplicação de uma alíquota de 10% da alíquota do sistema padrão. Em casos de crédito presumido ou fictício, o aproveitamento é limitado a 90% do valor original do crédito.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador de jornalismo na Arko Advice, contribui para o Política Brasileira com bastidores da política nacional. Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. Mestrando em Ciência Política.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita