Na próxima semana, entre segunda (22) e quarta-feira (24), o presidente Lula (PT) participará da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento ocorrerá em Nova York, nos Estados Unidos, e pode marcar a primeira vez que Lula terá uma agenda compartilhada com o presidente norte-americano, Donald Trump, desde o início do tarifaço.
Lula será acompanhado por uma comitiva ministerial. Até o momento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), tiveram os vistos diplomáticos concedidos pelos Estados Unidos.
Agenda
Na segunda (22), Lula participa de uma conferência internacional que tratará sobre a guerra na Palestina. Na terça (23), o presidente discursa na abertura da reunião da Assembleia Geral da ONU, seguido pelo presidente americano. Além disso, Lula comparece ao evento que abordará questões climáticas e apresentará o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que será lançado na COP 30 em novembro no Pará.
Por fim, na quinta (24), Lula preside, juntamente com o presidente do Chile e da Espanha, Gabriel Boric e Pedro Sánchez, um evento em defesa da democracia.