Nesta quarta-feira (24), o presidente Lula (PT) conclui seus compromissos em Nova Iorque, após abrir a 80ª Assembleia Geral da ONU. Pela manhã, Lula coordena a 2ª edição do evento Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo, ao lado dos líderes do Chile, Espanha, Uruguai e Colômbia, reunindo representantes de cerca de 30 países.
Com foco em diplomacia ativa, os debates buscam promover cooperação internacional para fortalecer instituições e combater desinformação, discurso de ódio e desigualdade social. Diferentemente da edição anterior, os Estados Unidos não foram convidados, devido ao agravamento das tensões bilaterais após o tarifaço e sanções do governo Trump.
Clima
No início da tarde, Lula copreside o Evento Especial sobre Clima junto ao secretário-geral da ONU, António Guterres, buscando mobilização para novas metas ambientais e a preparação da COP30, em Belém.
O presidente defende que o combate às mudanças climáticas seja central na agenda das Nações Unidas, e propõe um mecanismo global para monitorar ações climáticas, destacando o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que visa financiar a conservação mundial das florestas.
Após coletiva de imprensa no fim do dia na ONU, Lula embarca de volta ao Brasil.

