O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que a taxa básica de juros (Selic) deve começar a cair no próximo ano.
“Na minha opinião os juros vão cair de forma consistente e sustentável”, disse.
Em evento do BTG Pactual nesta segunda-feira (22), Haddad pontuou que, apesar da manutenção da Selic em 15% ao ano pelo Banco Central (BC) na semana passada, indicadores como inflação controlada e dólar estável devem permitir uma trajetória de queda dos juros em 2026.
Política fiscal e arcabouço fiscal
Haddad ressaltou que o atual patamar dos juros não se explica somente pela questão fiscal, embora esta seja muito importante.
“Eu acredito que os juros não se explicam só pela questão fiscal. O fiscal é importante, mas não é a única explicação para os juros”, pontuou.
Ele enfatizou que a política fiscal não depende apenas do Executivo, mas também do Congresso e do Judiciário, e que é necessário criar condições políticas para fortalecer o arcabouço fiscal, ajustando regras para sua sustentabilidade a longo prazo.
“Para ele [o arcabouço] ser fortalecido, você precisa criar as condições políticas de sentar com os parlamentares e falar: ‘nós vamos precisar ajustar algumas regras, senão o arcabouço não vai ser sustentável no longo prazo’”, explicou o ministro.
Haddad acredita que o governo está alcançando níveis de arrecadação próximos dos melhores períodos históricos, porém ainda enfrenta desafios, como despesas permanentes herdadas de administrações anteriores.

