28.5 C
Brasília

Túnel Santos-Guarujá: Edital para obra aguardada há mais de 100 anos é lançado

A obra promete resudiz o tempo de travessia entre as duas cidades para menos de dois minutos

Data:

O presidente Lula (PT) lança, nesta quinta-feira (27), o edital para a construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá, em evento ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A obra faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e deve ter início ainda em 2025.

Após resolver um impasse entre os governos federal e estadual, ficou acertado que cada ente público arcará com R$ 3 bilhões do investimento total, estimado em R$ 6 bilhões. O leilão para escolher a empresa responsável pela obra está previsto para agosto de 2025.

Obra inédita na América Latina

Esperado há mais de 100 anos, o projeto prevê a construção do primeiro túnel submerso da América Latina, com 1,5 km de extensão. Desse total, 870 metros serão imersos sob o canal do Porto de Santos, o maior porto da América do Sul.

O túnel terá três faixas de rolamento em cada sentido, além de ciclovia, passagem para pedestres e uma faixa adaptável para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A travessia deve reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades em até 50 minutos, desafogando a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), e liberando o canal para maior fluxo de navios de carga e passageiros. De carro, a travessia deve levar apenas um minuto e meio. Atualmente, o trajeto é feito por meio de balsa.

Pedágio e fiscalização

A empresa vencedora do leilão será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel, além da cobrança de pedágio para veículos. A fiscalização será feita pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A concessão terá prazo de 30 anos.

A obra é considerada a de maior porte dentro do Novo PAC, e deve beneficiar diretamente mais de 2 milhões de pessoas da Baixada Santista.

Bolsonaro

Esse é o primeiro encontro do presidente da República com o governador de São Paulo, desde a apresentação da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Tarcísio de Freitas é apadrinhado por Bolsonaro, além de ser seu ex-ministro, e é cotado para disputar as eleições para presidente em 2026, visto que seu padrinho está inelegível até 2030.

Lula tem dito que, se provada a responsabilidade de Bolsonaro na tentativa de golpe de Estado, “só tem uma saída: ser preso”. Já Tarcísio declarou que a denúncia apresentada seria “forçação de barra” e “revanchismo”.

O último encontro dos dois foi na semana anterior à apresentação da denúncia, no Palácio do Planalto. Nenhum dos dois publicou registro da ocasião nas redes sociais; Tarcísio, porém, no mesmo dia publicou um vídeo de almoço com o ex-presidente Bolsonaro.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Caixa criará fundo imobiliário para equilibrar finanças dos Correios

A Caixa Econômica Federal (CEF) vai criar um fundo...

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025