19.5 C
Brasília

“Siga Antenado”, mais um passo para a implementação da TV 3.0

Iniciativa acelera chegada da TV 3.0 e prepara o Brasil para nova era de conectividade

Data:

O governo Lula (PT) avança com o programa Siga Antenado, uma iniciativa de substituição das parabólicas tradicionais pelas novas parabólicas digitais em milhões de lares brasileiros. A ação tem como objetivo acelerar a implementação da TV 3.0 no Brasil.

O programa Siga Antenado é direcionado à famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que utilizam parabólica tradicional para assistir à TV. A iniciativa garante a instalação gratuita da nova parabólica digital, com mais qualidade de som e imagem e sem custo adicional para o beneficiário.

O governo avalia que a implementação da TV 3.0 ocorrerá “em breve”. Com a TV 3.0, a escolha de canais será substituída por aplicativos, que podem disponibilizar conteúdo ao vivo ou por demanda, tornando a navegação mais interativa. A nova tecnologia também promete qualidade de imagem que pode chegar ao 8K, som imersivo, como no cinema, e ferramentas de segurança e acessibilidade.

Interatividade

O protagonismo do novo modelo ficará por conta da interatividade, feita por aplicativos. Por exemplo, um varejista anuncia um produto em um programa de TV, novela, filme, neste momento o telespectador poderá acessar o site e comprar o produto ali na hora mesmo, sem a necessidade de abrir um QR Code.

Essa forma permitirá que os canais ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos ou programas diversos. Não haverá mais canais numéricos, apenas aplicativos nos aparelhos.

Migração

De acordo com o governo, a migração será gradativa, com início nas grandes capitais. O usuário precisará inicialmente de um conversor para usufruir da TV 3.0, como ocorreu na migração do sinal de TV analógico para o digital. Porém, há uma expectativa que, futuramente, novos televisores já venham de fábrica com suporte. O governo federal ainda avalia a possibilidade de entregar os equipamentos gratuitamente para famílias de baixa renda.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita