21.5 C
Brasília

Ibama aprova simulado da Petrobras para exploração na Margem Equatorial

Petrobras ajustará plano de proteção à fauna

Data:

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) entregou nesta quarta-feira (24) à Petrobras a aprovação da Avaliação Pré-Operacional (APO) que simulou a resposta a emergências no bloco FZA-M-59, em águas profundas do Amapá.

O parecer reconheceu a robustez da estrutura e o ineditismo da atividade, apesar de recomendar ajustes no plano de proteção à fauna para garantir melhorias e adequação regional.

“Levando em consideração as observações registradas pela equipe de avaliadores, a robustez da estrutura apresentada, bem como o caráter inédito da atividade executada — marcada por desafios logísticos relevantes, pela dimensão da estrutura acionada e pela amplitude das vertentes de análise — considera-se a Avaliação Pré-Operacional do Bloco FZA-59 aprovada”, avalia o parecer.

Próximos passos da Petrobras

A Petrobras revisará o plano conforme as recomendações do Ibama, e deve reapresentá-lo até esta sexta-feira (26). Com a aprovação da APO e demais requisitos atendidos, a Petrobras espera obter em breve a licença ambiental para perfurar o poço exploratório no bloco.

Em nota, a Petrobras diz que “segue comprometida com o desenvolvimento da Margem Equatorial brasileira, reconhecendo a importância de novas fronteiras para assegurar a segurança energética do país e os recursos necessários para a transição energética justa”.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Haddad cobra urgência da votação do projeto de devedor contumaz na Câmara

Aprovado no Senado, projeto aguarda despacho da presidência da Câmara

PL dos Minerais Críticos pode avançar na Câmara em outubro

Relator prevê estímulos para mineração sustentável e reaproveitamento de minerais do lixo eletrônico

Governo buscará a Justiça para hotéis que explorarem turistas na COP30

Rui Costa destaca investimentos de R$ 4 bilhões na infraestrutura da cidade