19.5 C
Brasília

Ibama aprova simulado da Petrobras para exploração na Margem Equatorial

Petrobras ajustará plano de proteção à fauna

Data:

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) entregou nesta quarta-feira (24) à Petrobras a aprovação da Avaliação Pré-Operacional (APO) que simulou a resposta a emergências no bloco FZA-M-59, em águas profundas do Amapá.

O parecer reconheceu a robustez da estrutura e o ineditismo da atividade, apesar de recomendar ajustes no plano de proteção à fauna para garantir melhorias e adequação regional.

“Levando em consideração as observações registradas pela equipe de avaliadores, a robustez da estrutura apresentada, bem como o caráter inédito da atividade executada — marcada por desafios logísticos relevantes, pela dimensão da estrutura acionada e pela amplitude das vertentes de análise — considera-se a Avaliação Pré-Operacional do Bloco FZA-59 aprovada”, avalia o parecer.

Próximos passos da Petrobras

A Petrobras revisará o plano conforme as recomendações do Ibama, e deve reapresentá-lo até esta sexta-feira (26). Com a aprovação da APO e demais requisitos atendidos, a Petrobras espera obter em breve a licença ambiental para perfurar o poço exploratório no bloco.

Em nota, a Petrobras diz que “segue comprometida com o desenvolvimento da Margem Equatorial brasileira, reconhecendo a importância de novas fronteiras para assegurar a segurança energética do país e os recursos necessários para a transição energética justa”.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita