Nesta segunda-feira (20), a unidade de serviços em nuvem da Amazon, (AWS, Amazon Web Services em inglês) sofreu uma interrupção que afetou mais de 500 empresas em todo o mundo, incluindo o Brasil. Entre os serviços impactados estão grandes plataformas como a própria Amazon, a assistente virtual Alexa, as redes sociais Snapchat, Zoom e Singnal, e demais aplicativos como Duolingo, Fortnite e Perplexity.
A falha foi causada por problemas técnicos em um data center da AWS na Virgínia do Norte, um dos mais importantes da empresa. A companhia comunicou que grande parte dos serviços já está sendo restabelecida, mas podem ocorrer instabilidades devido à alta demanda de pedidos.
Impacto
A interrupção na maior provedora mundial de computação em nuvem gerou problemas de conectividade e indisponibilidade em diversos setores. Essa é a primeira grande instabilidade da AWS desde 2024, e uma das mais significativas interrupções globais de servidores em nuvem em anos recentes. Especialistas descartam hipótese de ataque cibernético, apontando falha técnica como causa.
“Continuamos a observar a recuperação na maioria dos serviços da AWS afetados. Continuamos trabalhando para a resolução total e forneceremos atualizações à medida que tivermos mais informações para compartilhar”, afirmou a empresa.
A AWS oferece soluções tecnológicas essenciais como armazenamento de dados, hospedagem de sites, inteligência artificial e análise de dados para milhões de organizações globalmente. Seu modelo de serviços sob demanda é fundamental para a operação de inúmeras plataformas digitais e empresas que dependem da escalabilidade da nuvem.

