18.5 C
Brasília

Comissão aprova isenção de IPI para materiais doados por montadoras ao Senai

Projeto beneficia educação técnica e estimula doações de veículos e peças

Data:

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4794/24, que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para materiais doados por montadoras ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) destinados a atividades educacionais.

A medida abrange veículos de passageiros, de carga ou de uso misto, além de partes, motores e acessórios.

Benefício para qualificação técnica

Segundo o relator, deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), a proposta contribui para elevar o padrão de qualificação dos trabalhadores, permitindo que alunos tenham contato prático com equipamentos e tecnologias utilizados na indústria. O autor do projeto, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), destacou que protótipos e veículos descartados pelas montadoras não podem ser vendidos, mas têm grande utilidade para o ensino técnico. Atualmente, a doação não é praticada devido aos custos operacionais, o que a proposta busca solucionar.

O texto também busca alinhar a legislação federal às regras já adotadas por estados, que isentam o ICMS sobre essas doações por meio de convênios.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT); e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Análise: Lula ensaia narrativa eleitoral

Na reunião ministerial da semana passada, o presidente Lula...

PL dos Portos: Governo anuncia acordo com trabalhadores

Memorando estabelece consenso sobre regras de trabalho a serem propostas em novo marco regulatório

Países da América Latina manifestam preocupação com presença militar dos EUA no Caribe

Maioria dos 21 países membros denuncia movimentação militar extra-regional, principalmente próxima à costa da Venezuela