Nesta terça-feira (18), vários sites apresentaram instabilidade de acesso. A empresa de infraestrutura em nuvem Cloudflare, que fornece serviços de proxy e segurança, confirmou em sua página de status que estava investigando uma falha em seus sistemas, reconhecendo que alguns clientes foram afetados.
Plataformas de monitoramento como o Downdetector registraram um alto volume de notificações de falhas. Apenas nos Estados Unidos, foram mais de 5,6 mil notificações. O Brasil também sentiu o impacto, com o X (antigo Twitter) registrando um pico de mais de mil relatos de instabilidade e a Cloudflare, mais de cinco mil queixas no país.
Diversos sites apresentaram falhas nesta manhã, como o X (antigo Twitter), Canva, ChatGPT, Amazon, Spotify e o próprio site de monitoramento Down Detector.
Cloudflare
Embora a causa exata da instabilidade simultânea não tenha sido oficialmente confirmada, indícios apontam para problemas na Cloudflare. Ao acessar o X e o ChatGPT, alguns usuários relataram terem visualizado mensagens de erro associadas diretamente à empresa de infraestrutura.
A Cloudflare funciona como um intermediário entre sites e usuários, distribuindo conteúdo em servidores globais para acelerar o carregamento e proteger contra ataques. Quando um serviço dessa infraestrutura falha, os sites dependentes podem apresentar lentidão ou ficar inacessíveis. A empresa informou que “houve erros elevados entre múltiplos serviços” e que estava trabalhando para restaurar o tráfego.
Nuvem
O termo “nuvem” refere-se ao serviço que permite a transferência, armazenamento e processamento de dados usando a internet, sem que a empresa precise manter seus próprios supercomputadores.
Grandes empresas terceirizam essa estrutura para companhias como AWS, Azure e Google Cloud, que mantêm equipamentos de alta capacidade e realizam a manutenção constante. Pessoas físicas também usam a nuvem, como ao salvar fotos em serviços como Google Fotos e iCloud, ou ao rodar jogos online diretamente, sem necessidade de instalação local.

