20.5 C
Brasília

STF decide que Estatuto do Idoso vale para contratos antigos de planos de saúde

Maioria da Corte rejeita reajustes por idade antes de 2004

Data:

Nesta quarta-feira (8), o Supremo Tribunal Federal (STF) atingiu a maioria pela aplicação do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) em contratos de planos de saúde acordados antes de 2004. Os ministros defenderam que o não reajuste da mensalidade de planos de saúde para clientes com mais de 60 anos – já previsto no Estatuto – valha para acordos retroativos à sua vigência.

Os ministros votaram pelo desprovimento do recurso extraordinário apresentado pela Unimed (RE 630852), que contesta a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS), que considerou abusivo o aumento da mensalidade de plano de saúde em razão da idade.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Os ministros Gilmar Mendes e Cármen Lúcia votaram nesta tarde, seguindo os ministros Rosa Weber (relatora), Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Celso de Mello, que negaram provimento. O ministro Marco Aurélio, por outro lado, e o ministro Dias Toffoli deram provimento ao recurso.

Proclamação do resultado

O presidente da Corte, Edson Fachin, optou por não anunciar o resultado do julgamento, para aguardar o desfecho em plenário virtual da ação de constitucionalidade (ADC 90) que trata sobre o mesmo tema. Ficou acordado que o ministro Flávio Dino pedirá vista para que o julgamento siga para o plenário físico, onde deliberarão sobre o resultado de ambos os processos. Além disso, a presidência dará inclusive uma sugestão de encaminhamento.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita