26.5 C
Brasília

SpiN-TEC, primeira vacina 100% brasileira contra covid-19, chega ao SUS em 2026

Produção e envase são totalmente feitos no Brasil

Data:

A primeira vacina contra a covid-19 totalmente nacional, chamada SpiN-TEC, deverá estar disponível para a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2026. A informação foi divulgada pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), nesta quinta-feira (16), durante o programa Bom Dia, Ministra da EBC.

“Já vamos dar entrada na Anvisa para poder fazer a validação dessa vacina. Quem está fazendo a compra tecnológica é uma empresa também brasileira, a Libbs. Estive ontem (15) com eles, em São Paulo. Vão fazer o IFA. E quem vai envasar é outra empresa brasileira de Minas Gerais. É um orgulho nacional”, afirmou Luciana.

Vacina

Desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a vacina contou com investimento de R$ 140 milhões do Ministério da Ciência, por meio da RedeVírus, apoiando desde ensaios pré-clínicos até fases clínicas 1, 2 e 3.

Luciana Santos destacou que a vacina está em fase final de estudos e que o Brasil publicou recentemente o primeiro artigo científico comprovando sua segurança. A próxima etapa será a submissão da documentação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para validação.

A vacina é 100% produzida no Brasil, desde a compra do insumo farmacêutico ativo (IFA), realizado pela empresa brasileira Libbs, até o envase em uma unidade em Minas Gerais, o que representa um marco para a autonomia tecnológica do país e a superação da dependência da importação de insumos.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Silveira sobre o leilão de baterias: “Será fundamental para assegurar a eficiência do nosso sistema elétrico”

Ministro articula participação de gigantes asiáticas para ampliar segurança energética e inovação tecnológica

CMN aprova mudanças para simplificar crédito rural a comunidades tradicionais

Alterações simplificam exigências para comunidades extrativistas, pescadores e indígenas em unidades de conservação

Ministério de Minas e Energia autoriza edital para primeiro Leilão de Áreas Não Contratadas do pré-sal

Leilão marca venda de participação da União em campos de alta produção, previsto para 4 de dezembro na B3

Cerca de 2,5 milhões de pessoas inscritas no CadÚnico se tornaram MEI

Estudo do Sebrae e MDS revela impacto da inclusão produtiva para famílias de baixa renda