O Senado Federal vai debater o impacto das mudanças climáticas e das políticas públicas na qualidade e quantidade de água disponível para a sociedade. A reunião será realizada na Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Casa nesta terça-feira (18). Proposta pelo presidente da CMA, senador Fabiano Contarato (PT-ES), a audiência pública ocorrerá na mesma semana do Dia Mundial da Água, data comemorativa criada pela ONU e celebrada anualmente em 22 de março.
A reunião ocorrerá após a votação, a partir das 9h, do projeto que determina a exigência de padrões ambientais para produtos estrangeiros (PL 2.088/2023), de autoria do senador Zequinha Marinho (PL-PA).
“A data se tornou um momento importante de reflexão sobre as questões hídricas, especialmente em um contexto de crescente pressão sobre sua disponibilidade e qualidade. As mudanças climáticas intensificam eventos extremos, como secas e enchentes, tornando a segurança hídrica um dos maiores desafios globais”, diz o senador no requerimento (REQ) 2/2025 – CMA.
Participantes
O colegiado recebeu a confirmação de presença dos seguintes convidados:
- Veronica Sánchez, diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), órgão federal que regula o uso da água e o saneamento básico;
- Marcelo Jorge Medeiros, superintendente de Gestão da Rede Hidrometeorológica da ANA;
- Ana Paula Fioreze, superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da ANA;
- João Ricardo Raiser, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, no Distrito Federal.