19.5 C
Brasília

RG Animal: Governo lança cadastro nacional gratuito para cães e gatos

Ferramenta gratuita permitirá localização de animais desaparecidos e acesso a campanhas de vacinação, castração e microchipagem

Data:

O governo federal lançou nesta quinta-feira (17) o RG Animal, documento oficial para identificação de cães e gatos no Brasil. A iniciativa integra os programas Sinpatinhas (Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos) e ProPatinhas (Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos).

O objetivo é criar um banco de dados nacional gratuito, com registro único e intransferível para cada animal. O RG Animal acompanhará o pet durante toda sua vida e poderá ser usado para localização em caso de desaparecimento, além de facilitar o acesso a políticas públicas de bem-estar animal.

Acesso a serviços públicos de saúde animal

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), destacou a importância da iniciativa para a formulação de políticas públicas voltadas aos animais:

“A gente só consegue proteger adequadamente aquilo que a gente conhece. Se não conhece, se não sabe a quantidade, a qualidade de vida a que esses animais estão submetidos, não tem como ter políticas públicas eficientes”, afirmou a ministra.

Uma vez cadastrados, os tutores poderão, além de facilitar a localização dos pets em caso de desaparecimento, receber informações sobre campanhas públicas de castração, vacinação e microchipagem em sua região. Isso contribui para ampliar o acesso a serviços de cuidado e bem-estar animal.

A carteira do RG Animal traz um QR Code com uma foto do animal, que pode ser colocado na coleira do pet. Vai conter a raça, a cor e o histórico de vacinas dos animais. Os interessados devem acessar o site Gov.br para realizar o cadastro.

A cerimônia de lançamento contou também com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da ministra das Relações Institucionais Gleisi Hoffmann (PT) e da primeira-dama Janja da Silva.

Autor

  • Graduada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Vencedora do 16º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Foi estagiária da Rádio Senado. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita