23.5 C
Brasília

Receita Federal anuncia adoção de regras internacionais na regulamentação de criptoativos

Declaração de Criptoativos substituirá modelo atual a partir de julho de 2026, alinhando país ao CARF da OCDE

Data:

A Receita Federal anunciou, nesta segunda-feira (17), a atualização da prestação de informações relativas a operações com criptoativos. A medida visa a adoção do padrão internacional Crypto-Asset Reporting Framework (CARF) para troca automática de informações da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

A principal mudança é a substituição do modelo atual de prestação de informações pela Declaração de Criptoativos (DeCripto). A DeCripto entrará em vigor a partir de julho de 2026, enquanto o modelo atual vigorará até 30 de junho de 2026.

Adicionalmente, a partir de janeiro de 2026, as prestadoras de serviços de criptoativos deverão cumprir os procedimentos de diligência do CARF, como “anti-lavagem de dinheiro” e “conheça seu cliente” (AML/KYC), para evitar o uso de criptoativos em atividades criminosas. Essa atualização intensifica a cooperação da Receita Federal com administrações tributárias de outros países no combate à evasão, à lavagem de dinheiro e ao financiamento de atividades criminosas.

Autor

  • Jornalista carioca em Brasília, com experiência em cobertura econômica e política. Formação pela PUC-Rio, com passagem pela CNN Brasil na áreas de produção de videorreportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita