O governo do Piauí lançou o projeto Piauí Inteligência Artificial com o objetivo de incluir a disciplina de Inteligência Artificial nas escolas da rede estadual. Como resultado dessa iniciativa, a Unesco selecionou o projeto para a edição de 2025 do Prêmio Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, que reconhece práticas inovadoras no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação do Piauí desenvolveram o programa em conjunto. A Comissão Nacional do Brasil para a Unesco realizou a indicação oficial. O projeto se destaca por analisar criticamente a aplicação da Inteligência Artificial no ambiente educacional, com ênfase na promoção da equidade e da inclusão.
Além disso, o Piauí Inteligência Artificial disputa o prêmio com outras 86 iniciativas internacionais, enviadas por mais de 50 Estados-membros e organizações não governamentais.
Vale destacar que a Unesco atua como a agência da Organização das Nações Unidas responsável pela Educação, a Ciência e a Cultura.
Incentivo a lideranças locais
A Unesco destaca em seu site que o projeto Piauí Inteligência Artificial incentiva lideranças locais a promover a integração responsável da Inteligência Artificial nas escolas.
Segundo a organização, o projeto busca integrar a IA ao currículo das escolas públicas do Piauí, tornando-a uma disciplina obrigatória do 9º ano ao Ensino Médio.
“O Piauí Inteligência Artificial oferece um programa de aprendizagem de três anos que integra a ética da IA em todos os seus módulos e combina atividades digitais e presenciais, tornando-a acessível em ambientes com poucos recursos”, destaca.
Atualmente, o projeto beneficia mais de 90 mil alunos em 540 escolas públicas por ano. Além disso, já capacitou mais de 680 professores.
Autoridades brasileiras comemoram
Autoridades brasileiras comemoraram a seleção do projeto Piauí Inteligência Artificial entre os quatro laureados do prêmio.
“O governo brasileiro recebeu com satisfação a seleção do projeto para a edição de 2025 do prêmio”, destacou o Itamaraty em nota.
Além disso, o Ministério das Relações Exteriores ressaltou que “a escolha do projeto brasileiro reflete a importância que o Brasil atribui às tecnologias digitais como aliadas do desenvolvimento social e educacional.”