Na última sexta-feira (3), a Petrobras e a Pluspetrol realizaram a primeira importação de gás natural não convencional proveniente de Vaca Muerta, na Bacia de Neuquén, Argentina. Essa operação marcou um passo importante no acordo firmado entre as empresas e suas subsidiárias, Petrobras Operaciones S.A. (POSA) e Gas Bridge Comercializadora.
100 mil metros cúbicos de gás natural importados
A POSA e a Pluspetrol produziram 100 mil metros cúbicos de gás, que a Petrobras e a Pluspetrol importaram com o objetivo de testar o arcabouço comercial e operacional da operação. Para viabilizar o transporte, as empresas utilizaram gasodutos, conduzindo o gás da Argentina até a Bolívia e, posteriormente, até o Brasil.
De acordo com o contrato, a Petrobras pode importar diariamente até 2 milhões de metros cúbicos de gás natural, na modalidade interruptível. Além disso, as empresas pretendem realizar novas operações de importação, à medida que identificarem novas oportunidades comerciais.
“Essa primeira operação é um marco relevante para a Petrobras, possibilitada pela integração das infraestruturas e que permite a conexão da produção própria da Petrobras na Argentina, por meio de sua subsidiária POSA, com o mercado nacional”, afirmou a diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Angélica Laureano.

