A Petrobras e a Amazon Brasil assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para explorar oportunidades de colaboração no desenvolvimento e na implementação de soluções de combustíveis de baixa emissão de carbono voltadas às atividades logísticas no Brasil.
Memorando de Entendimento (MoU)
O Memorando de Entendimento (MoU) estabelece diretrizes para que Petrobras e Amazon Brasil identifiquem oportunidades que combinem a expertise da estatal em energia com o compromisso da empresa de tecnologia com a descarbonização de suas operações logísticas.
Além disso, o acordo ocorre em um momento em que empresas de diferentes setores aceleram a adoção de práticas sustentáveis e reforçam compromissos com a agenda climática do país. O objetivo é claro: reduzir as emissões de carbono e, ao mesmo tempo, impulsionar o crescimento econômico por meio de operações ambientalmente responsáveis.
Por meio do MoU, a Amazon Brasil e a Petrobras vão avaliar oportunidades, incluindo:
- Desenvolver combustíveis de baixa emissão de carbono certificados, priorizando matérias-primas residuais;
- Adotar programas-piloto para integrar esses combustíveis à rede de transporte da Amazon;
- Implantar mecanismos de mercado, como Book and Claim e Mass Balance, para tornar os combustíveis mais acessíveis e econômicos para pequenas e médias empresas do setor logístico.
Setor de transportes
O setor de transportes oferece uma grande oportunidade para reduzir emissões de carbono por meio de combustíveis mais sustentáveis e maior eficiência operacional.
“A Petrobras reforça o compromisso de investir em alternativas de descarbonização inovadoras, competitivas e acessíveis. A parceria com a Amazon busca gerar oportunidades relevantes para ambas as empresas”, afirmou Claudio Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras.
Nesse sentido, a Amazon, cofundadora do The Climate Pledge, comprometeu-se a alcançar emissões líquidas zero até 2040, tornando a descarbonização da sua rede de transporte essencial.
Diesel R
O Diesel R oferece mais sustentabilidade e atende aos motores mais exigentes, além dos sistemas de tratamento de gases de escapamento, sem exigir mudanças na cadeia logística ou no armazenamento. Como um produto de alta qualidade, ele proporciona maior durabilidade e reduz o risco de falhas nos motores.
Atualmente, a Petrobras produz e comercializa o Diesel R com 5% de conteúdo renovável, utilizando o processo de coprocessamento nas refinarias Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, e Presidente Bernardes (RPBC), em São Paulo.

