15.5 C
Brasília

Ministério do Trabalho convoca II Conferência Nacional do Trabalho para março de 2026

Evento será realizado em São Paulo e debaterá desafios e propostas para o mundo do trabalho em transformação

Data:

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a Portaria nº 1.110, convocando a II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O evento, de caráter tripartite e paritário, conforme recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), acontecerá em março de 2026, em São Paulo, com o objetivo de debater e formular políticas públicas para a promoção do emprego e do trabalho decente diante das transformações tecnológicas, digitais, ambientais e demográficas.

A II CNT será coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, hoje comandado pelo ministro Luiz Marinho, e contará com etapas preparatórias estaduais e distrital, que poderão ser realizadas já a partir da publicação da portaria. As etapas locais serão organizadas pelos superintendentes regionais do trabalho, em parceria com as secretarias estaduais do trabalho ou órgãos equivalentes.

Eixos temáticos e organização

A conferência terá dois grandes eixos temáticos:

  1. Transformações do mundo do trabalho diante das transições tecnológica, digital, ecológica/ambiental e demográfica

  2. Políticas públicas para a promoção do emprego e trabalho decente e da transição justa

O ministro designará uma Comissão Organizadora Nacional (CON), composta de forma paritária por representantes do governo, trabalhadores e empregadores, cada bancada com seis titulares e suplentes. A CON será responsável por elaborar o regimento interno, organizar, acompanhar e avaliar todo o processo da II CNT.

Para garantir o apoio técnico e operacional, o secretário-executivo do Ministério do Trabalho designará servidores para uma Comissão Executiva Nacional (CEN), que também contará com representação das entidades de trabalhadores e empregadores.

A realização do evento contará com recursos orçamentários do Ministério do Trabalho e Emprego, além de parcerias e patrocínios. Os resultados e propostas aprovados na II CNT serão amplamente divulgados pelo ministério.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço