19.5 C
Brasília

Veja como como será o clima no Brasil em Junho

Confira a previsão do clima de junho, com destaque para as áreas que devem registrar chuvas intensas no Brasil.

Data:

A previsão climática para o mês de junho, divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica volumes de chuva acima da média nas porções norte e leste da Região Nordeste, no Rio Grande do Sul e no norte da Região Norte. Já nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, interior do Nordeste, sul da Amazônia, Paraná e Santa Catarina, a expectativa é de chuvas dentro ou abaixo da média climatológica.

No Nordeste, os maiores acumulados devem ocorrer no norte do Maranhão, Piauí e Ceará, além da faixa litorânea entre a Paraíba e Sergipe. Nessas áreas, os volumes podem ultrapassar os 80 mm. No interior da região, porém, é esperada redução significativa das chuvas, com acumulados abaixo de 60 mm, especialmente no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, onde há possibilidade de dias consecutivos sem precipitação.

Chuva

Na maior parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas devem ficar próximas à média histórica, com volumes inferiores a 100 mm. Em estados como Mato Grosso do Sul e São Paulo, a previsão é de precipitações entre 30 mm e 80 mm, com tendência de ficarem abaixo dessa faixa.

No Sul do país, Paraná e Santa Catarina devem registrar chuvas próximas ou abaixo da média (tons cinza e amarelo no mapa), com acumulados inferiores a 180 mm. O Rio Grande do Sul, por outro lado, deve receber volumes acima da média, com possibilidade de ultrapassarem os 140 mm ao longo do mês.

Temperaturas acima da média

A previsão de temperatura indica que os termômetros devem ficar acima da média em grande parte do país (regiões em laranja no mapa da Figura 1b). Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas devem se manter próximas à climatologia, variando entre 25°C e 28°C.

Mesmo com tendência de elevação térmica no Centro-Sul, os valores devem permanecer abaixo de 20°C em áreas do centro-sul de Minas Gerais, leste de São Paulo, sul de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em regiões de maior altitude do Sul e Sudeste, a entrada de massas de ar frio pode provocar quedas acentuadas nas temperaturas, que podem chegar abaixo dos 15°C.

Impactos nas lavouras

Segundo o Inmet, os efeitos das condições climáticas previstas podem afetar de forma diferente as culturas agrícolas do país. As chuvas acima da média no leste do Nordeste tendem a beneficiar os cultivos de feijão e milho da terceira safra na região do Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia). Já no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a tendência de redução das chuvas pode gerar restrição hídrica, especialmente durante a fase de floração do milho segunda safra, período que exige maior disponibilidade de água.

Foto: Reprodução

No Centro-Oeste e Sudeste, os volumes de chuva previstos devem ser suficientes para favorecer a maturação e a colheita da cana-de-açúcar e do café. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as condições climáticas não devem impactar negativamente as culturas de trigo e milho segunda safra.

Na Região Sul, o cenário de chuvas próximas ou abaixo da média no Paraná e Santa Catarina favorece a finalização da colheita dos cultivos de primeira safra e do feijão da segunda safra.

Autor

  • Graduada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Vencedora do 16º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. Foi estagiária da Rádio Senado. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

PEC da Reforma Administrativa é oficialmente protocolada

Texto propõe cortes de privilégios, teto de gastos para estados e municípios e padronização salarial

Paul Biya é reeleito para oitavo mandato consecutivo em Camarões

Presidente pode ficar no poder até os 100 anos de idade

Análise: Ações e contradições que envolvem a pauta eleitoral no RJ

Disputa política no estado vai do campo da segurança pública ao futebol

Lula: queremos negociar fim do tarifaço e de sanções contra ministros

Presidente apresentou demandas em reunião na Malásia