20.5 C
Brasília

Senado intensifica punições a crimes contra o meio ambiente

Projetos elevam penas e incluem multas mais severas

Data:

Nesta terça-feira (1°), a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal aprovou dois projetos que intensificam a punição de crimes cometidos contra o meio ambiente. As penas se restringiram a reclusão de, no mínimo, um ano, e contam também com a adição de multas.

Esta matéria foi publicada primeiro no Arko Alerta, exclusivo para clientes Arko Advice. Para saber como receber, CLIQUE AQUI.

Crimes ambientais

Segundo a proposta (PL 3664/2024), de autoria do senador Cleitinho (Republicanos-MG), as novas penas por gerar poluição danosa à saúde seriam de 5 anos de reclusão, além de multa, e para desastres ecológicos, a reclusão seria de quatro a doze anos, também acompanhada de multa.

Garimpo ilegal

De acordo com o texto (PL 3776/2024), de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), serão aplicadas penas de reclusão de um a quatro anos, além de multa, para exploração de garimpo ilegal de grandes proporções ou de significativa degradação ambiental. Se o crime ocorrer com uso de maquinário pesado, de substância tóxicas e causar poluição hídrica, risco à saúde ou atingir áreas de conservação, a reclusão será de três a seis anos, também com multa.

As mudanças alteram a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) e buscam responder ao aumento de crimes ambientais no Brasil, como incêndios florestais, poluição e degradação de ecossistemas sensíveis. Os projetos ainda precisam ser aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) antes de seguirem para o plenário do Senado.

Autor

  • Curso jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e busco unir meus conhecimentos da área da comunicação com o propósito da Arko Advice de entregar as principais notícias da política brasileira.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita