Encontrar soluções para a redução de problemas ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos de pesca é o objetivo da nova parceria firmada entre a Petrobras, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e o Instituto SENAI de Inovação (ISI Biomassa).
O projeto estabelece diferentes frentes de atuação, entre elas a extração de óleos para produção de biodiesel e aproveitamento de subprodutos para fertilizantes sustentáveis e ração animal.
Além disso, um dos produtos previsto no programa é a confecção de um Atlas detalhado do potencial de produção de biogás, biometano e biodiesel em toda a Amazônia e no Brasil, com estudos de viabilidade técnica e econômica.
Resultados esperados
O estudo resultará em um esboço de um arranjo tecnológico com potencial instalação no campus da UFAM, servindo como modelo replicável em outras regiões. A ideia é que a estrutura seja um provedor da economia circular integrando o aproveitamento de resíduos em diferentes processos.
O foco especial é a inclusão social, principalmente das mulheres, representantes ativas da força de trabalho no setor pesqueiro da Amazônia.
Uma das expectativas é a possibilidade de obter patentes para os processos desenvolvidos e a criação de novos modelos de negócios, incluindo oportunidades com certificados verdes.