20.5 C
Brasília

Petrobras e UFAM firmam parceria para transformar resíduos de pesca em biocombustíveis e fertilizantes

Projeto prevê atlas nacional de potencial de biogás, biodiesel e biometano e planta-piloto na UFAM

Data:

Encontrar soluções para a redução de problemas ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos de pesca é o objetivo da nova parceria firmada entre a Petrobras, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e o Instituto SENAI de Inovação (ISI Biomassa). 

O projeto estabelece diferentes frentes de atuação, entre elas a extração de óleos para produção de biodiesel e aproveitamento de subprodutos para fertilizantes sustentáveis e ração animal. 

Além disso, um dos produtos previsto no programa é a confecção de um Atlas detalhado do potencial de produção de biogás, biometano e biodiesel em toda a Amazônia e no Brasil, com estudos de viabilidade técnica e econômica.

Resultados esperados

O estudo resultará em um esboço de um arranjo tecnológico com potencial instalação no campus da UFAM, servindo como modelo replicável em outras regiões. A ideia é que a estrutura seja um provedor da economia circular integrando o aproveitamento de resíduos em diferentes processos. 

O foco especial é a inclusão social, principalmente das mulheres, representantes ativas da força de trabalho no setor pesqueiro da Amazônia.

Uma das expectativas é a possibilidade de obter patentes para os processos desenvolvidos e a criação de novos modelos de negócios, incluindo oportunidades com certificados verdes.

Autor

  • Luiza Melo*

    Graduanda de Jornalismo pela Universidade de Brasília. Teve passagem pela Agência Senado e Poder360. Encantada pelo jornalismo político e internacional. Atualmente, auxilia na cobertura de política no site Política Brasileira. *Estagiária sob a supervisão da reportagem.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Confaz anuncia aumento do ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha

Aumento atinge gasolina, diesel e gás de cozinha

Hidrelétrica de Itaipu alcança a marca histórica de 3,1 bilhões MWh produzidos

Itaipu se consolida como a usina que mais produz energia elétrica no mundo

Transportadoras relatam queda na demanda após tarifaço dos EUA

Levantamento aponta redução em fretes de exportação

Líderes do BRICS discutem mecanismos para ampliação de comércio

Presidente defende multilateralismo e critica tarifaço