25.6 C
Brasília

Lula defende fundo global de US$ 125 bi para florestas tropicais

Encontro deve aprovar a “Carta de Bogotá” e alinhar países amazônicos para a COP30, em Belém

Data:

O presidente Lula (PT) chegou nesta sexta-feira (22) a Bogotá, Colômbia, para participar da 5ª Cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O encontro reúne os países que compartilham a Floresta Amazônica, com o objetivo de atualizar compromissos de proteção do bioma e alinhar posições para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em 2026, em Belém (PA).

Um dos principais temas da cúpula será a aprovação de uma declaração conjunta em defesa do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (Tropical Forest Forever Fund – TFFF), a ser lançado na COP30. O mecanismo prevê mobilizar US$ 125 bilhões para financiar a preservação de florestas tropicais em cerca de 70 países, fundamentais para regular o regime de chuvas e capturar carbono da atmosfera.

De acordo com o presidente, o objetivo é cobrar compromissos de países ricos:

“Quero ver qual país vai contribuir. Tem que manter a floresta em pé e os indígenas vivos.”

Carta de Bogotá

Além de apoiar o fundo global, os países da OTCA devem aprovar a Carta de Bogotá, documento que reforçará metas regionais em:

  • combate ao desmatamento;

  • proteção de povos indígenas;

  • desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Participação

Dois chefes de Estado confirmaram presença: Lula e o presidente colombiano Gustavo Petro, anfitrião da reunião. Os demais países amazônicos serão representados por seus ministros de Relações Exteriores.

O formato da cúpula retoma a prática adotada na edição de 2023, em Belém, com diálogo entre representantes dos governos, sociedade civil e comunidades indígenas.

Do lado brasileiro, acompanham Lula os ministros Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Conselho de Política Mineral aprova nova governança, incluindo minerais críticos

Novas diretrizes priorizam transição energética e modernização sustentável da mineração

Crédito destinado à indústria da transformação caiu 40% em 12 anos, aponta CNI

Em contrapartida, o crédito para consumidores aumentou 97%.

Na próxima semana, CFT vota projeto do corte linear de benefícios

Governo busca agilizar tramitação e ampliar impacto fiscal apensando o texto ao PLP 128/2025