Na manhã desta sexta-feira (21), a Zona Azul, principal área de negociação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), abriu cedo e retomou os trabalhos nas primeiras horas do dia. Desde as 9 horas, delegados retomaram as sessões em várias salas de negociação.
Entretanto, o incêndio que atingiu os pavilhões dos países na tarde de quinta-feira (20) obrigou a organização a isolar a área. Os pavilhões permanecerão sem atividades até o encerramento da conferência.
Além disso, o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, alertou na noite de quinta-feira que o incêndio atrasará as negociações e obrigará a estender a programação.
Programação Estendida
A COP30 tinha previsão de encerramento nesta sexta-feira. No entanto, conforme declarou o presidente da COP30, é comum prolongar as atividades devido à complexidade das negociações e à necessidade de consenso para acelerar a ação climática global e tentar limitar o aquecimento do planeta a 1,5°C.
Até o momento, não há uma data concreta para o fim dos trabalhos. “Vamos ver até quando dura. Você sabe que as COPs, em geral, duram mais do que o previsto. Estávamos querendo adiantar, mas vamos ver como fazer”, afirmou Corrêa do Lago.
De acordo com ele, o mais importante é que os trabalhos produzam resultados sólidos e impactem positivamente a vida das pessoas.

