18.5 C
Brasília

Ibama define nova classificação de risco para atividades econômicas

Norma detalha critérios para liberação e revisão de atividades

Data:

O Ibama publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (24) que estabelece a classificação de risco das atividades econômicas que dependem de atos públicos de liberação. A norma, de acordo com o governo, esclarece que essa classificação e os atos de liberação relacionados a ela são válidos apenas dentro do escopo de atuação do Ibama.

Vedação à aprovação tácita

Um ponto central da portaria é a vedação expressa à chamada “aprovação tácita”: no Ibama, a ausência de resposta dentro de determinado prazo não implica aprovação automática do pedido, reforçando entendimento já consolidado em normas anteriores da autarquia. Assim, processos de licenciamento e outros atos de liberação ambiental dependem sempre de manifestação formal do órgão.

A Portaria também prevê a possibilidade de reclassificação de uma atividade específica, desde que existam justificativas técnicas que demonstrem a necessidade de rever a avaliação de risco inicial, desde que isso não viole nenhuma norma vigente.

Transparência

Além disso, a portaria informa que a metodologia utilizada para definir os níveis de risco estão disponíveis para consulta pública no site do Ibama, assegurando transparência ao processo.

O texto estabelece ainda que o Ibama fará uma revisão da Portaria no prazo de até três anos, garantindo a sua atualização conforme novas informações, legislações ou necessidades técnicas.

Autor

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita