Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (3) uma portaria conjunta que institui a Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica e cria seu Comitê Gestor.
O objetivo central da Plataforma é fomentar a mobilização de recursos financeiros e a atração de investimentos para apoiar projetos de mitigação de gases de efeito estufa, adaptação aos impactos da mudança do clima, adensamento tecnológico e transformação ecológica.
A Plataforma visa mobilizar recursos financeiros, que incluem fontes públicas e privadas, nacionais e internacionais, com o propósito de viabilizar projetos prioritários relacionados à transição ecológica e energética, à neoindustrialização, à bioeconomia, à redução do desmatamento e à recuperação da vegetação nativa.
Para o setor privado, a portaria detalha que a Plataforma busca fomentar sua participação no financiamento e implementação de projetos climáticos, promovendo a articulação com as instituições financeiras e o próprio setor privado. Isso será operacionalizado por meio do compartilhamento de projetos a serem financiados, da criação de mecanismos de compartilhamento de riscos e da utilização de financiamento misto.

