27.5 C
Brasília

Camada de ozônio apresenta sinais de recuperação em 2024, diz OMM

Entidade aponta menor buraco na Antártida em anos

Data:

O Boletim de Ozônio 2024 da Organização Meteorológica Mundial (OMM), divulgado nesta terça-feira (16), mostra que a camada de ozônio da Terra apresentou sinais de recuperação após décadas de destruição causada por substâncias nocivas.

O deficit máximo do buraco sobre a Antártida em 2024 foi o menor registrado em décadas, atribuído às políticas internacionais coordenadas em torno da Convenção de Viena e do Protocolo de Montreal.

O buraco sobre a Antártida ficou abaixo da média entre 1990 e 2020 — com déficit máximo de 46,1 milhões de toneladas registrado em setembro.

Protocolo de Montreal

A melhora é atribuída a ações coordenadas de governos e ciência, sobretudo à eliminação de mais de 99% das substâncias destruidoras do ozônio após o Protocolo de Montreal (1989). Esse marco multilateral é apontado como um dos acordos ambientais internacionais de maior sucesso, evitando casos graves de câncer, catarata e danos ambientais causados pela radiação UV.

A Emenda de Kigali, assinada em 2016, estabeleceu regras para os hidrofluorcarbonetos, reforçando a luta contra o aquecimento global.

Desafios até 2066

Se mantidas as políticas atuais, a OMM prevê que a camada de ozônio retornará aos níveis da década de 1980 já em 2040 no restante do planeta, 2045 no Ártico e 2066 na Antártida.

Entretanto, especialistas alertam que ainda é necessário vigilância e monitoramento constante das substâncias nocivas, já que oscilações naturais e ações humanas podem influenciar a velocidade da recuperação.

“A Convenção de Viena e seu Protocolo de Montreal tornaram-se um marco de sucesso multilateral. Hoje, a camada de ozônio está se recuperando. Essa conquista nos lembra que, quando as nações acatam os alertas da ciência, o progresso é possível”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Autor

  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Congresso aprova MP da Tarifa Social com simplificação do texto

Texto segue para sanção presidencial após revisão na Comissão Mista

Comissão debate subsídios públicos destinados à geração de energia a partir do carvão mineral

Audiência pública discute veto à prorrogação de benefícios e projeto que proíbe novos incentivos ao setor

Texto aprovado na CCJ do Senado ajusta ITCMD a decisões do STF

CCJ aprova regulamentação que exclui ITCMD sobre VGBL e PGBL