22.5 C
Brasília

Justiça suspende prorrogação antecipada da concessão da Enel em São Paulo

A Enel atua como responsável pela distribuição de energia elétrica na capital paulista

Data:

A Justiça Federal decidiu suspender o processo de prorrogação antecipada da concessão entre a União e a Enel em São Paulo. A Enel atua como responsável pela distribuição de energia elétrica na capital paulista.

Após sucessivos episódios de falhas no fornecimento de energia e deficiências no atendimento à população, a Prefeitura de São Paulo ajuizou uma ação para impedir que a concessionária prorrogasse o contrato de forma antecipada.

Decisão

O juiz federal substituto Maurilio Freitas Maia de Queiroz, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, deferiu parcialmente a tutela de urgência solicitada pelo Município de São Paulo. Com isso, ele determinou a suspensão imediata do processo administrativo de prorrogação antecipada do contrato de concessão da Enel.

A suspensão permanecerá válida até a decisão definitiva no processo, que pode levar à caducidade do contrato atual. Além disso, o juiz condicionou a continuidade do processo à verificação do cumprimento satisfatório das medidas fiscalizatórias e sancionatórias impostas.

União reavalia concessão

Na decisão, a Justiça Federal determinou que a União avalie cenários alternativos de concessão, considerando, além da eficiência e modicidade tarifária, o equilíbrio entre qualidade, sustentabilidade financeira e preço justo ao usuário. Além disso, deve levar em conta a modernização da infraestrutura e a qualidade do serviço prestado.

Em nota, a concessionária afirmou que tem realizado investimentos significativos e que cumpre rigorosamente o contrato de concessão.

“Temos um compromisso de longo prazo com o país, com investimentos em tecnologia, renovação de redes e formação de pessoal”

Dessa forma, reforçou a confiança nos processos regulatórios que garantem segurança aos seus investimentos.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Termina hoje o prazo da consulta para norma sobre perdas no sistema de água potável

Nova norma busca mais transparência, sustentabilidade e eficiência no abastecimento público, com participação da sociedade

Mercado reduz previsão de inflação para 2025 pela terceira semana seguida

Mercado revisa IPCA para 4,72% e mantém expectativa de crescimento moderado e câmbio estável

Como será a semana – 13/10 a 17/10

Governo prepara programa de reformas habitacionais e acompanha pautas legislativas importantes

Análise: Legislação eleitoral com poucas mudanças para 2026

A um ano das eleições gerais, encerrou-se o prazo...