23.5 C
Brasília

Norma do INSS garante contagem de contribuição para trabalho antes da idade mínima

Tempo de trabalho de menores de idade agora conta para a Previdência

Data:

O INSS publicou uma instrução normativa para incluir novas regras sobre o reconhecimento do tempo de contribuição à Previdência Social. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (10).

Tempo de trabalho enquanto menor de idade

De acordo com o texto, a principal alteração, determinada em cumprimento a uma decisão judicial, permite que o tempo de trabalho exercido por menores de idade, mesmo em desacordo com a legislação da época, seja considerado como tempo de contribuição para a Previdência Social. Para isso, o segurado deverá comprovar o exercício da atividade conforme as exigências legais aplicáveis à respectiva categoria profissional.
No caso dos contribuintes individuais, também será necessário quitar os débitos ou pagar indenização referente ao período, além de seguir critérios específicos sobre inscrição e cálculo das contribuições.

Inclusão de comunidades quilombolas

A nova regra também inclui comunidades quilombolas no rol de pessoas que podem ser reconhecidas como segurados especiais, desde que desenvolvam atividade agrícola ou extrativista em regime de economia familiar e residam em área rural ou próxima. Para isso, é considerada a autoidentificação étnico-racial, a ocupação do território e a ancestralidade relacionada à resistência histórica dessas comunidades.

Outras mudanças da instrução normativa

  • Aposentadoria híbrida: A norma reforça o direito de somar períodos de trabalho urbano e rural para requerer aposentadoria, mesmo que o segurado não esteja mais em atividade rural no momento do pedido.
  • Reconhecimento facilitado: Para trabalhadores rurais e extrativistas, incluindo os já citados quilombolas, a comprovação pode ser feita por meio de documentos como declaração do INCRA ou da associação quilombola, certidão de nascimento na comunidade, ou comprovante de endereço rural.

Autores

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Eduardo Paes avança três casas no tabuleiro eleitoral do Rio de Janeiro

A complexidade do cenário eleitoral esperado para 2026 no...

Relator da PEC da Jornada 6×1 sugere redução gradual da carga semanal para 40 horas

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) apresentou, nesta quarta-feira (3),...

Governo cria Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos para mobilização de recursos para investimentos sustentáveis

Plataforma e Comitê Gestor visam mobilizar recursos para mitigar o clima, promover a bioeconomia e a transição ecológica

Análise: Três possíveis cenários para a disputa de 2026 ao Governo do RS

A divisão da esquerda pode levar a um segundo turno entre o centro e a direita