31.5 C
Brasília

Norma do INSS garante contagem de contribuição para trabalho antes da idade mínima

Tempo de trabalho de menores de idade agora conta para a Previdência

Data:

O INSS publicou uma instrução normativa para incluir novas regras sobre o reconhecimento do tempo de contribuição à Previdência Social. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (10).

Tempo de trabalho enquanto menor de idade

De acordo com o texto, a principal alteração, determinada em cumprimento a uma decisão judicial, permite que o tempo de trabalho exercido por menores de idade, mesmo em desacordo com a legislação da época, seja considerado como tempo de contribuição para a Previdência Social. Para isso, o segurado deverá comprovar o exercício da atividade conforme as exigências legais aplicáveis à respectiva categoria profissional.
No caso dos contribuintes individuais, também será necessário quitar os débitos ou pagar indenização referente ao período, além de seguir critérios específicos sobre inscrição e cálculo das contribuições.

Inclusão de comunidades quilombolas

A nova regra também inclui comunidades quilombolas no rol de pessoas que podem ser reconhecidas como segurados especiais, desde que desenvolvam atividade agrícola ou extrativista em regime de economia familiar e residam em área rural ou próxima. Para isso, é considerada a autoidentificação étnico-racial, a ocupação do território e a ancestralidade relacionada à resistência histórica dessas comunidades.

Outras mudanças da instrução normativa

  • Aposentadoria híbrida: A norma reforça o direito de somar períodos de trabalho urbano e rural para requerer aposentadoria, mesmo que o segurado não esteja mais em atividade rural no momento do pedido.
  • Reconhecimento facilitado: Para trabalhadores rurais e extrativistas, incluindo os já citados quilombolas, a comprovação pode ser feita por meio de documentos como declaração do INCRA ou da associação quilombola, certidão de nascimento na comunidade, ou comprovante de endereço rural.

Autores

  • Formada em jornalismo pelo UniCeub e graduanda em Ciências Políticas. Atuou como repórter na TV Cultura, Record, Metrópoles e R7. Atualmente, na Arko Advice cobre Congresso Nacional. Vencedora do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar e do Expocom/Intercom Centro-Oeste. Também conquistou lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo.

    Ver todos os posts
  • Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Com experiência em Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Cultura, tem passagens pelas áreas de reportagem, redação, produção e direção audiovisual.

    Ver todos os posts

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

ANP monitora descontinuidade dos óleos diesel S-500 e S-1800 no Brasil

Agência acompanha substituição natural pelo diesel menos poluente S10

Senado adia análise de projeto que cria espaço fiscal para medidas contra tarifaço

CAE posterga votação do PLP 168/2025 após pedido de vista

Parlamento francês derruba Bayrou, e Macron inicia busca por novo primeiro-ministro

Crise política na França pressiona orçamento e provoca protestos

Análise: Anistia é incerta e possivelmente demorada

Na última semana, com o início do julgamento do...