O leilão para a construção do túnel que ligará Santos e Guarujá, no litoral paulista, acontecerá na próxima sexta-feira (5), a partir das 16h, na B3, sede da bolsa de valores de São Paulo. Na disputa, dois grupos estrangeiros irão concorrer: a espanhola Acciona e a portuguesa Mota-Engil. A concessionária vencedora assumirá a construção, operação e manutenção do túnel por 30 anos.
Além disso, a Acciona atualmente executa as obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, enquanto a Mota-Engil assinou recentemente contrato com a Petrobras para realizar serviços nos sistemas submarinos de plataformas offshore.
O projeto tem investimento estimado em R$ 6,8 bilhões. O governo de São Paulo e o governo federal fornecerão até R$ 5,14 bilhões como aporte público, dividindo igualmente o valor, enquanto a iniciativa privada cobrirá o restante do investimento.
Primeira travessia submersa do Brasil
O túnel Santos-Guarujá será a primeira travessia submersa do Brasil e terá 1,5 km de extensão, sendo que 870 metros serão instalados no leito do canal portuário por módulos de concreto pré-moldados.
Além disso, a obra contará com três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo uma para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de:
- ciclovia;
- espaço para pedestres;
- galeria de serviços.
O projeto já recebeu a licença ambiental prévia da Cetesb, emitida em agosto de 2025.
Redução no tempo de tráfego
Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá ocorre de duas formas:
- Pelo trajeto de 43 km via Rodovia Cônego Domênico Rangoni, usado principalmente por veículos comerciais, com tempo médio de 60 minutos;
- Pelo sistema de balsas e barcas, que transporta pedestres, ciclistas e veículos leves, com tempos de travessia entre 18 e 60 minutos, dependendo das condições do porto.
Com a construção do túnel, espera-se desafogar o tráfego, reduzir a pressão sobre a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e aumentar a capacidade de escoamento do Porto de Santos, que atualmente enfrenta congestionamentos frequentes.