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Túnel Santos-Guarujá será leiloado na próxima sexta-feira (5)

Projeto de R$ 6,8 bilhões terá operação e manutenção por 30 anos

Data:

O leilão para a construção do túnel que ligará Santos e Guarujá, no litoral paulista, acontecerá na próxima sexta-feira (5), a partir das 16h, na B3, sede da bolsa de valores de São Paulo. Na disputa, dois grupos estrangeiros irão concorrer: a espanhola Acciona e a portuguesa Mota-Engil. A concessionária vencedora assumirá a construção, operação e manutenção do túnel por 30 anos.

Além disso, a Acciona atualmente executa as obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, enquanto a Mota-Engil assinou recentemente contrato com a Petrobras para realizar serviços nos sistemas submarinos de plataformas offshore.

O projeto tem investimento estimado em R$ 6,8 bilhões. O governo de São Paulo e o governo federal fornecerão até R$ 5,14 bilhões como aporte público, dividindo igualmente o valor, enquanto a iniciativa privada cobrirá o restante do investimento.

Primeira travessia submersa do Brasil

O túnel Santos-Guarujá será a primeira travessia submersa do Brasil e terá 1,5 km de extensão, sendo que 870 metros serão instalados no leito do canal portuário por módulos de concreto pré-moldados.

Além disso, a obra contará com três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo uma para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de:

  • ciclovia;
  • espaço para pedestres;
  • galeria de serviços.

O projeto já recebeu a licença ambiental prévia da Cetesb, emitida em agosto de 2025.

Redução no tempo de tráfego

Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá ocorre de duas formas:

  • Pelo trajeto de 43 km via Rodovia Cônego Domênico Rangoni, usado principalmente por veículos comerciais, com tempo médio de 60 minutos;
  • Pelo sistema de balsas e barcas, que transporta pedestres, ciclistas e veículos leves, com tempos de travessia entre 18 e 60 minutos, dependendo das condições do porto.

Com a construção do túnel, espera-se desafogar o tráfego, reduzir a pressão sobre a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e aumentar a capacidade de escoamento do Porto de Santos, que atualmente enfrenta congestionamentos frequentes.

Autor

  • Curso Jornalismo no Centro Universitário IESB e tenho como objetivo ampliar meus conhecimentos e contribuir com o propósito da Arko. *Estagiária sob a supervisão da reportagem*

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