O Ministério dos Transportes criou grupo de trabalho para avaliar a execução do contrato do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), no trecho entre os municípios de Uruçuca e Ilhéus, na Bahia.
A decisão do ministério decorre do anúncio do encerramento dos acordos de obras da ferrovia nesse trecho por parte da subsidiária da Bahia Mineração (Bamin) em março passado. A empresa havia vencido o leilão do segmento entre Ilhéus e Caetité, com 537 km de extensão em 2022.
O vencedor do certame tinha o compromisso de concluir as obras da ferrovia, mas acabou desistindo do projeto, que incluía também um terminal portuário em Ilhéus, para escoar o minério de ferro extraído em Caetité (Mina da Pedra).
O grupo criado pelo ministério terá 30 dias para analisar o andamento do projeto e verificar as etapas concluídas pela empresa, bem como os próximos passos necessários para a continuidade do empreendimento.
“O grupo vai se reunir em encontros semanais, nos quais serão debatidos todos os pontos do contrato, inclusive levando o debate a órgãos de defesa da concorrência, às consultorias que estão estruturando o projeto e aos possíveis interessados no corredor ferroviário”, detalhou o ministro interino dos Transportes, George Santoro.
Compõem o grupo técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Infra S.A., empresa vinculada ao ministério, será elaborado relatório que norteará os próximos passos do órgão.
Parceria europeia
O secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério, Leonardo Ribeiro, apresentou há uma semana, aos representantes de delegação da União Europeia os principais projetos da Política Nacional de Ferrovias, destacando oportunidades de investimento e parcerias técnicas para fortalecer o setor.
O secretário usou o encontro para reforçar a cooperação internacional e atrair investimentos para o setor ferroviário. Destacou o projeto da Ferrovia Norte-Sul que possibilita hoje a ligação entre os portos de São Luiz (MA) com Santos (SP), conectando os centros de produção do agronegócio localizados no Centro-oeste.
“O setor ferroviário é estratégico para o país. Estamos avançando na modernização do marco legal, inspirados em modelos internacionais como o das Short Lines, que conectam ferrovias principais e aumentam a eficiência operacional”, afirmou durante o encontro.
Ressaltou que a parceria com a União Europeia seria fundamental tanto para o transporte de cargas quanto para a reestruturação do transporte de passageiros.