Hoje, segunda-feira (1º), é a data-limite para a entrega das propostas para participar do leilão da parceria público-privada (PPP) que vai construir o túnel submarino entre Santos e Guarujá, em São Paulo. A sessão do certame está prevista para a próxima sexta-feira (05/09), na Bolsa de Valores (B3), às 16h.
O jornal Valor Econômico publicou, na sexta-feira passada (29/08), que havia três interessados no projeto: a Mota Engil, construtora portuguesa que tem a chinesa CCCC como acionista; o consórcio formado pela Odebrecht e pela EGTC Infra (Queiroz Galvão); e a espanhola Acciona, que já atua no Brasil em concessão de rodovias.
O empreendimento está orçado em R$ 6,8 bilhões, de forma compartilhada entre o governo federal e o estado de São Paulo. Fontes do mercado afirmam, porém, que há algumas incertezas em relação ao acordo entre a União e o estado. O BNDES poderia, por exemplo, bancar parte do financiamento, mas a decisão cabe ao governo federal.
Concessão na Bahia
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizou, na terça-feira passada (26/08), a sessão pública da audiência que trata da concessão parcial dos portos administrados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).
Foram discutidos os documentos técnicos e jurídicos relativos à realização da concessão parcial dos portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus. A previsão é de que sejam investidos R$ 1,64 ao longo dos 35 anos do contrato envolvendo os portos da lista de concesssão.
O projeto envolve aumento do calado do Porto de Salvador de 14,4 metros para 17 metros, e do Porto de Ilhéus, de 9,3 metros para 14 metros. Outros investimentos a serem realizados incluem reforço e alargamento do cais comercial em Salvador e construção de pátios de triagem de carretas em Aratu e Ilhéus, além da realização de sinalização e de balizamento náutico.