31.5 C
Brasília

Processo de renovação do contrato da FCA foi enviado à ANTT, diz secretário

VLI Logística deverá permanecer à frente da Ferrovia Centro-Atlântica por mais 30 anos

Data:

Durante audiência pública no Senado, na quarta-feira passada (13), o secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, confirmou o envio da proposta de renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

A ferrovia é operada pela VLI Logística, que tem a Vale, BNDES, FGTS e grupos canadense e japonês como acionistas. Há mais de dez anos que a FCA negociava com o governo a prorrogação do contrato de concessão, que vence no ano que vem, por mais 30 anos. 

O secretário não forneceu detalhes da proposta, mas afirmou que a renovação terá “investimentos robustos”. Acrescentou que, “sem dúvida”, trata-se da prorrogação mais expressiva em termos de investimento em malha ferroviária, de todas que já foram feitas”. 

O Ministério dos Transportes cogitou a possibilidade de relicitar toda a concessão da ferrovia no Distrito Federal, Goiás, Minas, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe. As negociações avançaram., em relação ao trecho da Bahia. 

Após a aprovação técnica do acordo pela ANTT, o plano de outorga será submetido ao Ministério dos Transportes para aprovação final, antes de ser encaminhado ao TCU. O tribunal poderá pedir ajustes na proposta. 

A VLI permanecerá na administração da FCA por mais 30 anos. Um dos fatores decisivos que pesou na aceitação da proposta foi a garantia de continuidade da operação no trecho Minas-Bahia, entre Corinto (MG) a Campo Formoso (BA). A previsão de investimento é de R$ 30 bilhões, sendo R$ 12 bilhões em Minas, onde se encontra a extensão maior da ferrovia. 

Na audiência pública no Senado, Leonardo Ribeiro também abordou o processo da Malha Sul da Rumo (trecho nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Disse que o ministério tem estudos em andamento para fazer nova licitação para a ferrovia. Esse contrato da Rumo expira no fim de 2027. 

Compartilhe

Inscreva-se

Receba as notícias do Política Brasileira no Whatsapp

Leia Mais
Relacionado

Senado adia análise de projeto que cria espaço fiscal para medidas contra tarifaço

CAE posterga votação do PLP 168/2025 após pedido de vista

Parlamento francês derruba Bayrou, e Macron inicia busca por novo primeiro-ministro

Crise política na França pressiona orçamento e provoca protestos

Análise: Anistia é incerta e possivelmente demorada

Na última semana, com o início do julgamento do...

Pré-sal Petróleo prorroga prazo para leilão dos campos de Mero, Tupi e Atapu

Interessados têm até quarta-feira (10) para enviar manifestações